METAS PARA 2012 – PENSE COM SIMPLICIDADE, MAS AJA COMO UM EXECUTIVO.


Em 2012, trace objetivos alcançáveis, prazos bem distribuídos e não esqueça de  especificar ações possíveis de medi-las. Esses são detalhes motivadores de um negócio. Precisarão da sua motivação ao construí-los e, quem sabe, você também precisará motivar outras pessoas na execução.

O mundo já entrou em contagem regressiva e levará algum tempo para se decidir algo no campo dos negócios. Apesar do marasmo, aproveite as férias para refletir sobre estratégias e definir os principais objetivos em um novo ano.

A receita é bem simples e pressupõe ter em mente medir desempenhos já em 2012.  Inicie por  temas pessoais antes dos negociais. Considere iniciar por aqueles mais abrangentes, estratégicos e de longo prazo. Longo prazo aqui vai de janeiro de 2012 até março de 2014. Já para a base, de ações táticas e de curto prazo, deve ser executada  imediatamente e avaliada a cada seis meses. Isso por que você, como planejador do  seu negócio pessoal, também é o gerente e o operador das ações.

Considere que mesmo para estabelecer ações simples e de metas simples há escondido alguns segredos no processo. Assim, aprecie e ponha em prática a técnica SMART, à qual menciona que metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e tangíveis. Relembremos esses principais itens através de uma analogia.

Específicas: uma pessoa ao desejar aumentar sua popularidade ou reduzir sua inadimplência ou iniciar uma nova amizade estaria se conduzindo por metas interessantes, porém muito gerais. Para torná-las menos genéricas seria necessário um maior nível de detalhamento. Por exemplo, alguém que tenta conquistar três novos e excelentes amigos na alta escala social deve ser exigido em aplicações estratégicas adequadas, e bem construídas, para o perfil da classe "A". Observe que essa é uma meta bem mais específica que as anteriores.

Mensurável: ainda na mesma linha, seria necessário medir o efeito obtido ao conquistar cada uma dessas pessoas, medindo o custo das atividades em parceria, às realizadas para conquistá-las, ou se houve algum ganho imediato obtido ou algo de valor agregado que se incorporou em sua vida, etc. Caso contrário, o auto-investimento encerraria apenas em uma conquista passageira ou superficial, mas sem o efetivo resultado desejado, que seria a sustentabilidade da nova amizade.

Atingível: imagine uma terceira pessoa, estranha, entrando neste processo com objetivo semelhante. Apesar de desafiadora seria necessária manter a concentração, pois tal circunstância não pode afetar a perspectiva a ser atingida. Caso contrário, o feitiço vira contra o feiticeiro, arrefecendo o seu ânimo rapidamente. Entendamos que decisões irreais e sem governança podem acontecer por vulnerabilidade situacional.

Realista: pense como gente grande, mas racionalizadamente. Quando uma situação se mostra em queda, executivos globais recorrem aos emergentes para ampará-los. É comum aplicar taxas de crescimento chinesas a filiais brasileiras, ao mesmo tempo em que se solicitam margens de lucro cada vez mais elevadas. São as conhecidas metas para inglês ver. Assim, não caia nessa ao administrar o seu "pequeno negócio pessoal" e reduza riscos. Avalie as alternativas reais sem fantasiá-las.

Tangíveis: aqui entra o critério tempo. Pode-se dizer o corolário de todos os anteriores. Um prazo muito curto para uma ação pode assustar as pessoas envolvidas, redundando em efeito contrário ao desejado. Por outro lado, a falta de uma ação pode ser desmotivante e frustrante para ambos os lados. Assim, decisões melhores são aquelas atentas aos detalhes. Na vida como nos negócios, assumir um estilo executivo e planejador pode fazer a diferença entre perder e ganhar.

É isso. Não deixe de descansar em suas férias, mas não perca o tino dos negócios.

Comentários

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

AH! SE EU SOUBESSE SOBRE O PLANO ESPIRITUAL...

SANTOS INCORRUPTOS.

COMA OVOS. MUITOS!

EM ABRIL, ABREM-SE MUITAS PERSPECTIVAS!

PSY GANGNAM STYLE

LANÇAMENTOS CINEMATOGRÁFICOS - NÃO FIQUE NA DÚVIDA!

CONVERSANDO COM NIETZSCHE...

SERENDIPITY.