PRIORIZE PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO EM SEU NEGÓCIO


Planejamento é a palavra e é também a ação mais convincente para se atender bem o cliente a qualquer momento. Seja em um grande ou pequeno negócio; seja para uma data ou evento insista no planejamento, pois sem o qual não será possível atingir um objetivo minimamente razoável e zeloso.

Considere a sazonalidade do mercado, em datas como natal, dia das crianças, dia dos namorados, dia das mães e considere também até que ponto seu negócio se insere nos grandes eventos que estão por vir: copa das confederações, copa do mundo e olimpíadas.

O mais importante do negócio é a equipe e como esta equipe estará treinada para perceber as nuances do dia a dia de venda e como irá construir o melhor resultado, principalmente em eventos internacionais, que envolvem a aptidão para lidar com culturas diferentes.

Imprescindível é rever a oferta de produtos, quando for o caso, pois o enfoque é não perder vendas. Itens temáticos, souvenires e convenientes da ocasião são muito recomendados. O importante aqui é não superdimensionar a demanda para não sobrar produtos, por isso pesquise sobre a possibilidade de fluxo de pessoas transitando próximo ao seu negócio; e pesquise sobre qual o motivo as pessoas transitariam próximas de onde o negócio se desenvolve.

Assim, uma adequação do ponto de venda é bem-vinda. Se a decoração for boa e o ambiente estiver organizado, bem abastecido e distribuído conforme cada evento, haverá maior interesse do cliente em visitá-lo e a fomentar adquir uma lembrança. A circulação do público visitante tem peso e importância para a comodidade do cliente, principalmente para o público de maior idade em que a segurança se mostra fundamental. Quem compra quer ser tratado com a devida atenção e os aspectos importantes na faixa de idade mais avançada devem ser considerados, em particular sobre o aprimoramento do sistema de segurança e a comodidade.

Essas pequenas questões com suas relevâncias podem não dizer muito se o planejamento na divulgação do negócio não tiver a devida atenção. Se o seu negócio existe, ele deve aparecer para o público ostensivamente, ou seja, para a massa. Faça promoções e identifique meios para tornar o negócio visível, pois isso é algo que deve ser pensado antes com o devido detalhamento. Acredite que em condições normais de temperatura e pressão a preparação fará toda a diferença em seu caixa.

Por fim, apresento a tabela abaixo que representa a variação do volume transacionado no varejo entre os meses JUN, JUL e AGO de 2012. Vale destacar que é bem pequena essa variação global do varejo, mas pode significar muito para um comerciante que estabelece planejamento adequado em seu negócio, tornando-se um diferencial em seu setor de atuação. Observe que os Estado do Norte do país sofrem maiores variações, isso se deve ao custo nas aquisições das mercadorias que sobrepesa pela dificuldade de abastecimento na região. A reação é a maior demanda por estoque específicos nessa região, ao passo de outros centros com melhores acessos demonstrarem menores variações face a grande concorrência e disponibilidade de produtos.

Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista, por Unidade da Federação - Agosto 2012

Unidade da Federação
Índice de volume(1)
Variação

Mensal (2)
Acumulada (3)
12 Meses

jun/12
jul/12
ago/12
No ano

Brasil
109,0
9,4
7,2
10,1
9,0
7,8

Rondônia
110,6
9,6
2,8
8,4
5,4
5,9

Acre
115,1
21,4
17,6
14,9
14,8
11,2

Amazonas
105,4
7,8
5,8
0,8
6,1
4,6

Roraima
134,1
28,9
29,8
28,8
28,6
22,2

Pará
108,9
9,8
8,0
7,4
10,0
9,0

Amapá
128,4
16,4
17,9
24,6
18,2
12,4

Tocantins
120,2
14,1
11,2
13,2
16,0
17,5

Maranhão
113,6
16,6
12,2
8,9
11,9
10,4

Piaui
106,6
5,6
3,4
3,8
8,3
6,7

Ceará
114,2
11,0
11,3
13,6
9,4
8,0

Rio G. do Norte
109,5
11,8
6,7
6,8
5,9
5,8

Paraíba
103,8
8,3
4,7
3,5
8,1
9,7

Pernambuco
107,6
13,5
7,4
8,2
10,6
8,6

Alagoas
106,1
10,7
6,6
7,5
8,2
6,0

Sergipe
105,6
5,2
4,6
7,2
5,7
3,0

Bahia
110,2
13,6
9,6
10,7
10,3
8,0

Minas Gerais
108,9
10,5
7,3
10,1
8,5
8,6

Espirito Santo
111,9
15,5
6,6
12,1
9,6
8,3

Rio de Janeiro
103,6
6,8
4,6
6,2
4,1
4,1

São Paulo
110,1
8,3
8,6
12,4
9,9
8,4

Paraná
109,9
11,3
7,1
9,0
12,0
11,1

Santa Catarina
105,5
8,7
0,9
5,6
8,2
7,8

Rio Grande do Sul
108,7
9,6
3,3
9,5
9,4
7,8

Mato Grosso do Sul
119,9
18,5
15,0
22,6
16,0
12,9

Mato Grosso
111,8
9,1
7,2
9,9
6,7
5,4

Goiás
111,5
11,7
9,4
11,4
9,6
8,2

Distrito Federal
106,7
6,8
3,6
7,9
6,2
5,2

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Departamento de Serviços e Comércio.
(1) Base: 2011 = 100
(2) Base: Igual mês do ano anterior = 100
(3) Base no ano: Igual período do ano anterior = 100
Base 12 meses: 12 meses imediatamente anteriores aos 12 últimos meses = 100

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