PRIORIZE PLANEJAMENTO E ATENDIMENTO EM SEU NEGÓCIO
Considere a sazonalidade do mercado, em datas como natal, dia das
crianças, dia dos namorados, dia das mães e considere também até que ponto seu
negócio se insere nos grandes eventos que estão por vir: copa das
confederações, copa do mundo e olimpíadas.
O mais importante do negócio é a equipe e como esta equipe estará
treinada para perceber as nuances do dia a dia de venda e como irá construir o
melhor resultado, principalmente em eventos internacionais, que envolvem a
aptidão para lidar com culturas diferentes.
Imprescindível é rever a oferta de produtos, quando for o caso, pois o
enfoque é não perder vendas. Itens temáticos, souvenires e convenientes da ocasião são muito recomendados. O importante aqui é não
superdimensionar a demanda para não sobrar produtos, por isso pesquise sobre a
possibilidade de fluxo de pessoas transitando próximo ao seu negócio; e pesquise
sobre qual o motivo as pessoas transitariam próximas de onde o negócio se
desenvolve.
Assim, uma adequação do ponto de venda é bem-vinda. Se a decoração for
boa e o ambiente estiver organizado, bem abastecido e distribuído conforme cada
evento, haverá maior interesse do cliente em visitá-lo e a fomentar adquir
uma lembrança. A circulação do público visitante tem peso e importância para a
comodidade do cliente, principalmente para o público de maior idade em que a
segurança se mostra fundamental. Quem compra quer ser tratado com a devida
atenção e os aspectos importantes na faixa de idade mais avançada devem ser considerados, em
particular sobre o aprimoramento do sistema de segurança e a comodidade.
Essas pequenas questões com suas relevâncias podem não dizer muito se o planejamento na divulgação do negócio não tiver a devida atenção. Se o seu
negócio existe, ele deve aparecer para o público ostensivamente, ou seja, para
a massa. Faça promoções e identifique meios para tornar o negócio visível, pois
isso é algo que deve ser pensado antes com o devido detalhamento. Acredite que em condições normais de
temperatura e pressão a preparação fará toda a diferença em seu caixa.
Por fim, apresento a tabela abaixo que representa a variação do volume transacionado no
varejo entre os meses JUN, JUL e AGO de 2012. Vale destacar que é bem pequena
essa variação global do varejo, mas pode significar muito para
um comerciante que estabelece planejamento adequado em seu negócio, tornando-se
um diferencial em seu setor de atuação. Observe que os Estado do Norte do país
sofrem maiores variações, isso se deve ao custo nas aquisições das mercadorias que sobrepesa pela dificuldade de abastecimento
na região. A reação é a maior demanda por estoque específicos nessa região, ao passo de outros centros com melhores acessos demonstrarem
menores variações face a grande concorrência e disponibilidade de produtos.
Índice
e variação do volume de vendas no comércio varejista, por Unidade da
Federação - Agosto 2012
|
|||||||
Unidade
da Federação
|
Índice
de volume(1)
|
Variação
|
|||||
Mensal
(2)
|
Acumulada
(3)
|
12
Meses
|
|||||
jun/12
|
jul/12
|
ago/12
|
No
ano
|
||||
Brasil
|
109,0
|
9,4
|
7,2
|
10,1
|
9,0
|
7,8
|
|
Rondônia
|
110,6
|
9,6
|
2,8
|
8,4
|
5,4
|
5,9
|
|
Acre
|
115,1
|
21,4
|
17,6
|
14,9
|
14,8
|
11,2
|
|
Amazonas
|
105,4
|
7,8
|
5,8
|
0,8
|
6,1
|
4,6
|
|
Roraima
|
134,1
|
28,9
|
29,8
|
28,8
|
28,6
|
22,2
|
|
Pará
|
108,9
|
9,8
|
8,0
|
7,4
|
10,0
|
9,0
|
|
Amapá
|
128,4
|
16,4
|
17,9
|
24,6
|
18,2
|
12,4
|
|
Tocantins
|
120,2
|
14,1
|
11,2
|
13,2
|
16,0
|
17,5
|
|
Maranhão
|
113,6
|
16,6
|
12,2
|
8,9
|
11,9
|
10,4
|
|
Piaui
|
106,6
|
5,6
|
3,4
|
3,8
|
8,3
|
6,7
|
|
Ceará
|
114,2
|
11,0
|
11,3
|
13,6
|
9,4
|
8,0
|
|
Rio G. do Norte
|
109,5
|
11,8
|
6,7
|
6,8
|
5,9
|
5,8
|
|
Paraíba
|
103,8
|
8,3
|
4,7
|
3,5
|
8,1
|
9,7
|
|
Pernambuco
|
107,6
|
13,5
|
7,4
|
8,2
|
10,6
|
8,6
|
|
Alagoas
|
106,1
|
10,7
|
6,6
|
7,5
|
8,2
|
6,0
|
|
Sergipe
|
105,6
|
5,2
|
4,6
|
7,2
|
5,7
|
3,0
|
|
Bahia
|
110,2
|
13,6
|
9,6
|
10,7
|
10,3
|
8,0
|
|
Minas Gerais
|
108,9
|
10,5
|
7,3
|
10,1
|
8,5
|
8,6
|
|
Espirito Santo
|
111,9
|
15,5
|
6,6
|
12,1
|
9,6
|
8,3
|
|
Rio de Janeiro
|
103,6
|
6,8
|
4,6
|
6,2
|
4,1
|
4,1
|
|
São Paulo
|
110,1
|
8,3
|
8,6
|
12,4
|
9,9
|
8,4
|
|
Paraná
|
109,9
|
11,3
|
7,1
|
9,0
|
12,0
|
11,1
|
|
Santa Catarina
|
105,5
|
8,7
|
0,9
|
5,6
|
8,2
|
7,8
|
|
Rio Grande do Sul
|
108,7
|
9,6
|
3,3
|
9,5
|
9,4
|
7,8
|
|
Mato Grosso do Sul
|
119,9
|
18,5
|
15,0
|
22,6
|
16,0
|
12,9
|
|
Mato Grosso
|
111,8
|
9,1
|
7,2
|
9,9
|
6,7
|
5,4
|
|
Goiás
|
111,5
|
11,7
|
9,4
|
11,4
|
9,6
|
8,2
|
|
Distrito Federal
|
106,7
|
6,8
|
3,6
|
7,9
|
6,2
|
5,2
|
(1) Base: 2011 = 100
(2) Base: Igual mês do ano anterior = 100
(3) Base no ano: Igual período do ano anterior = 100
Base 12 meses: 12 meses imediatamente anteriores aos 12 últimos meses = 100
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