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A VIOLÊNCIA CONTRA O NEGRO NO BRASIL

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por: M árcia Maria da Silva        Psicóloga e Servidora Pública Federal  Este texto é uma análise de como ocorre a violência relativamente à raça negra. Para tanto, o ponto de partida foi a teoria da violência hierárquica de Rita Laura Segato (2003). Para a antropologia, as práticas que às vezes são consideradas irracionais, tem sentido para os indivíduos e obedecem a lógicas situadas que devem ser entendidas a partir do ponto de vista das pessoas que executam. Nesse sentido SEGATO (2003) expõe que somente mediante a identificação desse núcleo de sentido, sempre levando em consideração a coletividade e as idéias socialmente compartilhadas, será possível atuar sobre os indivíduos e aplicar com êxito ações transformadoras sejam elas políticas, pedagógicas, publicitárias, entre outras. Ela explica que o trabalho de interpretar e compreender o significado das violências praticadas contra as categorias minoritárias sejam elas, mulheres, negros, homossexuais e índios entre

ENTENDER CLARAMENTE O QUE BUSCAMOS PARA ENCONTRAR O QUE PRECISAMOS.

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De fato estamos mais velhos, mais maduros. Os tempos se passam em uma trajetória de vida, o que não é meramente palavras. Percebemos esse amadurecimento à medida que olhamos para as pessoas e naturalmente detectando nelas um pedaço de nós mesmos — ou do que fomos. Aí, independente de quem seja esse tal outro, concluímos que não existe certo ou errado. Nós somos o que somos! No íntimo, sabemos que cada pessoa nasce como balõezinhos que devem ser criados com imenso cuidado, mas não esqueçamos que uma hora eles sobem e escapam do alcance. Continuo achando a mesma coisa hoje, mas foi bem mais fácil entender dessa forma enquanto eram apenas palavras. Só posso afirmar que as transformações deixadas pela trajetória da vida trouxeram a garantia de que os problemas são do tamanho que damos a eles, e talvez por isso não devamos levar rancor de nada, mas apenas acariciar as cicatrizes sem se machucar.  Assim, viver não é só indispensável é inegociável. Tentar é o caminho. Vamos aprende

ESPIRITUALIDADE.

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  A VIDA em seu dia a dia é apenas um caminho de Espiritualidade. A visão que se deve obter por este viés inquestionável e initerrupto se traduz na capacidade de enxergar o que há de errado conosco mesmo e de aceitar a ideia de que o ser humano pode mudar, expondo-se a um desejo efetivamente de transformação . Ao adquirir o direito a Vida o ser humano se submente ao processo natural do planeta, estabelecendo todas as afinidades através do seu pensamento individual. Isso ocorre para aprimorá-lo, quer sob os múltiplos lampejos de Luz Criadora que ele seja capaz de perceber quer respeitando as demais inclinações que ele tenha fortalecido em si . Esse processo de aprimoramento é traduzido por pensamento transitório como extensão da alma. Neste propósito evolutivo a alma não tem nome; não tem vertentes religiosas - não é cristão, judeu ou budista ; não é masculino ou feminino ; não é limitado de nehuma forma . É Alma, apenas .        Assim, não estar p