CUIDADO COM A INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS CARTORIAIS, VIA WEB.

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A prestação de serviços por intermediação, via web, ofertada por empresas particulares que têm foco em produtos exclusivamente cartoriais de ampla demanda da sociedade, pode representar na prática um grande perigo e incontáveis dores de cabeça para o cidadão, considerando o antes, o durante e o depois da contratação do serviço.

Na prática, tal a simplicidade do procedimento deveríamos identificar características de real diferenciação e comodidade, em que pese o custo dos serviços pelos quais cobram do demandante, tendo em vista que vendem a imagem de subjetivo profissionalismo, quando na realidade a equipe não demonstra perfeito conhecimento do negócio; a empresa não se responsabiliza ou monitora a confecção do produto final, por que é uma atribuição do próprio cartório, sua operação transaciona os serviços por meio de uma plataforma simples que mais propagandeiam as qualidades inovadoras da empresa do que efetivamente correspondem, por que o bojo da documentação que se faz necessário receber e encaminhar como processo segue por whatsap ou por e-mail, e há de convir que são informações pessoais de grande risco e exposição para o próprio demandante. Em síntese, é um dinheiro fácil que essas empesas ganham esquivando-se de responsbilidade.

Se pudéssemos enumerar os traços de qualidade que justifiquem a existência de uma empresa assim, iríamos facilmente destacar:

  • Atendimento qualificado;
  • Agilidade na busca e entrega dos documentos solicitados;
  • Obtenção de documentos em qualquer lugar do Brasil;
  • Comodidade para o cliente ao receber os documentos no local indicado;
  • Acesso à certidão solicitada através de login e senha;
  • Otimização na gestão de serviços e documentos solicitados; e
  • Facilidade no controle Administrativo dos pedidos.

E isso tudo é atrativo, mas é falácia, pois é só surgir um problema, um desconforto com a informação inicialmente prestada pelo atendimento, uma quebra de prazo na entrega do documento, uma informação digitada errado no documento, uma insatisfação qualquer do demandante e pronto, vai se ouvir como resposta que a responsabilidade não é da empresa mas do cartório, que o prazo sugerido deve obedecer abem da verdade ao da tramitação cartorial, que a equipe cumpriu procedimentos internos altamente refinados, e até mesmo que a auditoria interna não identificou falhas. Então logo se verá que quem fica no prejuízo é o demandante a não ser que deseje encarar uma longa briga junto ao Procon e junto ao juizado de pequenas causas. E penso que em ambos os casos vale a pena interagir para garantir direitos.

Mas caso não haja tamanha paciência, eu recomendo não se precipite em contratar prestação de serviços cartoriais por meio de empresas web. Vai ter dor de cabeça na certa. E logo se verá que a distância que separa o cidadão da empresa e consequentemente do real objeto, o documento final, é realmente grande, porque quando os meios virtuais passam a impor o conceito de distância entre um lado em relação ao outro são de fato distâncias bem significativa e incomunicáveis... A única ligação é o dinheiro que sai da sua conta pessoal e entra no caixa da prestadora do suposto serviço qualificado.

Digo por experiência própria por que negligenciei este aviso e cai na velha armadilha. procurei outra empresa, uma que se vende bem no mercado e deduzi que não teria dissabores, mas não bem assim. A empresa logo apontou os mesmos vícios organizacionais, a mesma falha de atendimento que quando expressado com tamanha desenvoltura para o cliente soa como verdade e domínio, como resposta que estimula até os mais experientes como eu... Com o problema real exposto passamos a enxergar que não existe treinamento de equipe e que a própria equipe não demonstra profundidade no conhecimento do negócio, passamos então a entender sobre a  repetição incontinente de que a responsabilidade ou é sua ou quando muito do próprio cartório.

E onde fica a sua satisfação? A sua satisfação enquanto cliente não está sendo medida, sequer é entendida, por que empresas desta natureza, a de natureza distante, não consegue entender que a "satisfação total do cliente" tem sua completude desde o atendimento inicial com excelente prestação de esclarecimentos, passando por trâmite rápido do processo com interação adequada entre os agentes da cadeia, e por fim à qualidade do produto entregue e no prazo esperado. Mas quando falta esta visão do negócio, com certeza alguém sai lesado e esse alguém é sempre quem paga por esta tola incompetência.

E para não dizer que não falei das flores, façam um favor a si mesmos, se beneficiem, e evitem o "Cartorios.com.vc", também conhecido por "Cartórios Online". Adianto que a partir do dia 22 de Fevereiro de 2018 a marca mudará o nome para "DOCKET". Eis um nome muito bonitinho, de serviços caros, mas bastante ordinário na pior expressão da palavra. 
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OBS:

Após a publicação desta matéria, com mais de 1.000 acessos em um único dia, a empresa espontaneamente decidiu pela devolução do valor pago:
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Rodrigo <...@cartorios.com.vc>, em 28 de dez de 2017, 09:20 -02
escreveu:

Só estorna o valor integral.

E avisa ele em resposta.

Att,
...................
Luanna <...@cartorios.com.vc>, em 28 de dez de 2017, 09:16
escreveu:

Olá Rodrigo, bom dia!

Obrigada pelo retorno. 
Só uma dúvida, devolvemos o valor total e pedimos para o cliente devolver o documento ou nenhum dos dois?

Att.;
.....................
"Rodrigo" <...@cartorios.com.vc> em 28 de dez de 2017, 09:07
escreveu:

Pode fazer o estorno, eu autorizo.


Att,

Comentários

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