RELACIONAMENTO INTERPESOAL: APRENDA COM OS ERROS.


Os ERROS podem ser grandes balizadores para uma auto avaliação, principalmente na relação interpessoal, e um indicativo de como você está desenvolvendo as suas atividades através de pessoas. Porém, infelizmente, estamos vivendo um problema crônico que podemos entender por “Gestão Míope”, ou seja, gestores que contém a titularidade do cargo, mas não tem aptidão adequada para exercer as respectivas atividades em grupo.

Quando estudamos as organizações devemos ter em mente um conjunto de pessoas realizando atividades concatenadas, de importância setorial e organizacional.  Assim, um erro cometido pode ser a melhor maneira para um bom aprendizado. Entretanto, a falta de competência para lidar com as situações quando instado em um cargo de liderança, aliada à carreira que se constrói dia a dia, acaba ocasionando a perda de uma grande oportunidade que poderia ser utilizada em favor do ocupante deste cargo. Muitos gestores escolhem o caminho mais simples que é chamar a atenção de seu subordinado, às vezes cercando-se por uma postura inadequada na frente dos outros colegas de equipe, o que acaba constrangendo sobremaneira o profissional, podendo gerar sequelas para toda a vida.

Contudo, se o constrangimento foi bem sucedido, há de se considerar que dificilmente ele será superado por quem o sofreu. Assim, o reconhecimento deste erro pelo autor, além de ser uma atitude nobre pode ser importante para o seu crescimento profissional, pois através desta prática é possível visualizar as possíveis consequências e danos provocados no outro, mas também o instiga assimilar novas competências quando do esforço em para corrigi-lo.

Pode-se dizer que o reconhecimento de um erro desta natureza é a primeira fase da “eficiência crítica”. Para aprender com o erro é preciso ter força de vontade e habilidade para enfrentar a realidade mesmo que ela seja dolorosa e de certo modo o exponha. Ser sincero ao admitir um erro faz parte da humildade e demonstra a nobreza daquele profissional. Então, não tenha medo, admita o seu erro, mas sempre tente tirar o máximo de proveito e de aprendizado com ele, pois essa é uma ótima forma de se manter sempre em desenvolvimento.

Adicione a esse desenvolvimento à habilidade de não ter medo para olhar os seus erros ainda mais distantes que aquele ocorrido recentemente. Faça, sim, um levantamento e analise cada fato ocorrido. Tente encontrar situações onde você poderia melhorar, e deva melhorar, pois não esqueça que erros fazem parte da vida.
Também não esconda suas deficiências e nem seus erros, mas saiba como abordá-los, pois a melhor alternativa é salientar ajuda a fim de corrigir o que for preciso, o mais rápido possível. Se conscientize que quanto mais tempo você leva para sanar um problema, maiores poderão ser as consequências. Se algo está difícil agora, poderá se mostrar insustentável no amanhã.

E fazendo minhas as palavras de John Wood, eu diria: "O time que comete mais erros sempre ganha."

Comentários

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

SANTOS INCORRUPTOS.

REIS E RAINHAS DA PLEBE COM MAIS SÚDITOS QUE A RAINHA DA INGLATERRA.

EM ABRIL, ABREM-SE MUITAS PERSPECTIVAS!

PSY GANGNAM STYLE

PARA VOCÊ, INTERNAUTA.

WHITNEY HOUSTON - UMA VOZ NO PARAISO.

AH! SE EU SOUBESSE SOBRE O PLANO ESPIRITUAL...

CONVERSANDO COM NIETZSCHE...