O MUNDO IMAGINÁRIO DA SOLIDÃO.

A força da solidão também se alcança no escuro da noite. Lá poderá haver a vantagem de se viver um monólogo definido por alguém que saiba pensar. Neste interminável monólogo, a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade, mas alcançá-la é sorte de espíritos excepcionais.

Penso que não há solidão mais triste que alguém sem Amigos. A falta de Amigos faz com que o mundo pareça deserto. E se alguém se sente nesse deserto, saiba que nele a liberdade verdadeira passa distante.

Liberdade, assim, é essencialmente leveza. Mas não uma leveza do essencial vazio, pois nesse essencial vazio há apenas solidão. Podemos entender o que seja solidão quando o coração, em não estando vazio, faz sobrar lugar que não acaba mais...

Há um outro sentido nisso tudo. Acontece que solidão é um lugar bom para se visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como moradia. E quem não souber povoar sua solidão, também não conseguirá isolar-se entre a gente.

Não atentar em desenvolver essa perspicácia, a de povoar solidão, poderá conduzir-se para um inferno interior, pois todo o inferno pode está contido nesta única palavra: solidão. Em que pese solidão inspirar os poetas, criar os artistas e animar os gênios.

Assim, a educação para a vida deveria incluir aulas de solidão, com o grave reforço de povoá-la. Quem ouve música sente a sua solidão, de repente, povoada. Então, por que em um dado contexto não salvarmos os poetas, os artistas, os gênios e a nós mesmos? - Por que solidão é o destino de todos os indivíduos eminentes.

Tal eminência acontece logo depois de se aprender a andar por dentro de si; em um nível de consciência de que não se encontrará ninguém por horas, e talvez nunca encontre. E tão logo se chegue neste estado o indivíduo então emergirá, semelhante a uma criança quando está só... para depois sorri de tudo, numa grande explosão de liberdade.

Comentários

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

O SENTIDO DA LUZ PESSOAL.