BRASIL 2012 - UM EMERGENTE SOCORRISTA

Em 2012, o mundo mostra sinais claros de desaceleração no ritmo de atividade econômica. A segunda década do século XXI mal começou e já se fala que para a Europa será a "década perdida". França e Alemanha continuam na via-sacra para tentar levantar a zona do euro, enquanto a Inglaterra "lavou as mãos".

Do outro lado a China demonstra preocupação e já ensaia mudanças no rumo da economia do país. E no Brasil, que não está imune à crise, busca na Índia novos mercados. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, o nosso país mostra sinais claros de esfriamento da atividade.

E assim, notícias pesquisadas em diversas fontes aquecem os nossos ânimos. Na avaliação do Banco Central brasileiro, "observa-se moderação no ritmo de atividade", por isso a presidente Dilma Rousseff pediu que o brasileiro não deixasse de consumir, assim como Lula em 2008, como forma de ajudar a proteger o Brasil da crise econômica internacional.

A perspectiva para a nossa economia é de crescimento, já somos a sexta economia mundial, temos 350 bilhões de dólares de reserva cambial e quase 420 bilhões de depósito compulsórios. Após diferenciadas diligências no campo político brasileiro identifica-se que a demanda interna está aquecida: os canteiros de obra da Copa de 2014, o programa Minha Casa Minha Vida, a construção da Usina de Belo Monte e a transposição do São Francisco ajudam a manter as baixas taxas de desemprego e o setor público prevê para 2012 mais de 91 mil vagas em concurso público (os dados são do Orçamento da União, que foi aprovado no final de dezembro de 2011 pelo Congresso).

Podemos entender, contudo, que um país forte se faz com a força de cada um que compõe o todo. Mas cada parte deste todo tem que continuar acertando em suas estratégias táticas. Na atualidade, é bem fácil observar que o mundo desenvolvido e industrializado está em crise, o que oportuniza para os países emergentes, como o nosso, socorrerem o Planeta.

Comentários

ULTRAPASSOU 2000 VISITAS:

AH! SE EU SOUBESSE SOBRE O PLANO ESPIRITUAL...

GESTÃO NOS PROCESSOS: COMECE.

A VIOLÊNCIA CONTRA O NEGRO NO BRASIL

SERENDIPITY.

GILBERTO GIL SOBRE E CRENÇAS: "DEUS É UMA INVENÇÃO DO HOMEM"

LUZES DA ESTRATÉGIA ADMINISTRATIVA.

NADA MAIS QUE DECISÕES SUSPEITAS...!

HOJE, O NEGRO É ASCENÇÃO!

SEGREDO DE ESTADO

GUARDIÕES DA HUMANIDADE.