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FUNDO GLOBAL CONTRA A TURBECULOSE SE DESPEDE

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O Projeto Fundo Global TB – Brasil (FGTB) encerra neste mês (dia 30) suas atividades, mas a luta pelo controle da tuberculose no Brasil continua. E tem muito a comemorar! Prova disso é que, em 2011, o FGTB recebeu a melhor classificação concedida pelo Global Fund, com sede em Genebra, após avaliação das atividades realizadas e dos resultados conquistados com o fortalecimento da mobilização social. O impacto do projeto na qualificação técnica e política do movimento social, cuja atuação foi e continua sendo fundamental para a qualificação do investimento, é inquestionável. A experiência dos Comitês com o envolvimento e mobilização da sociedade civil ampliou o alcance das ações e estratégias de controle, especialmente no que se refere à expansão da estratégia DOTS - Directly Observed Treatment Short Course ou, em português, Tratamento Diretamente Observado -, à humanização e à melhoria do atendimento, além das ações de prevenção e de controle da doença, com o desenvolvimento de t

DIAGNÓSTICO DA QUESTÃO RACIAL NO BRASIL.

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O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. De acordo com um estudo da Oxfam – entidade de combate à pobreza e à injustiça social, presente em mais de 92 países, o Brasil é o segundo país com mais desigualdade dentre os países do G-20, estando melhor somente que a África do Sul, o país do apartheid . Ao lado de uma economia pujante, hoje a sexta maior economia do mundo, com segmentos produtivos modernos e de alta produtividade, subsistem nichos importantes de baixa produtividade, associados à precária inserção no mercado de trabalho e que, no plano social, projetam uma sociedade calcada na existência da pobreza e da desigualdade. O expressivo crescimento econômico experimentado pelo país no século passado até a década de 1970, não fora capaz de modificar o renitente quadro de iniquidades vivenciado pelo país, da mesma forma que nas “décadas perdidas” de 1980 e 1990. Essa incapacidade de reversão da desigualdade – algo que outros países lograram realizar, inclusive com

QUANDO A NOTÍCIA, EM SEU ESTARDALHAÇO, É A SUA PRÓPRIA INADEQUAÇÃO...

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Em uma época com tantas aberturas nas relações sociais e democráticas, acredito que o fato, abaixo destacado, nem deveria ser notícia. Afinal, não se divulga quando um juiz casa com uma servidora ou vice-versa. Se são do mesmo sexo, nada de anormal também seria. O que é fundamental na notícia é refletirmos que o primeiro passo para a igualdade socia é o não alarde. A discriminação em suas múltiplas facetas históricas é o tom mais baixo do desequilíbrio humano. Divulgado em primeira página em um jornal de Santa Catarina foi estampada a seguinte notícia: "É o primeiro caso no Brasil em que uma magistrada assume sua relação homoafetiva. Sônia Maria Mazzetto Moroso, da 1ª Vara Criminal de Itajaí (SC), casou com a servidora municipal Lilian Regina Terres." O teor da matéria foi desenvolvida assim: "A juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso, titular da 1ª Vara Criminal de Itajaí (SC) assinou no sábado (16) o documento que a torna casada com Lilian Regina Terres, servidora

INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO - A SUA GESTÃO ESTÁ ATENTA A ISSO?

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A inovação tem se tornado cada vez mais vital para as organizações estatais. Dissociada da competitividade mercadológica como acontece no setor privado em sua busca constante pelo novo, temos que encarar que à administração pública a inovação ganha sinônimo de eficiência, eficácia e efetividade, na medida que não saber gerenciar a inovação pode ser vista como incompetência e inadequabilidade para a função do gestor, seja ele setorial ou organizacional. Assim, podemos convergir para um componente essencial que é investir em soluções, desde que respondam rápido e precisamente às necessidades do cidadão; desde que melhorem e facilitem os serviços prestados e democratizem o acesso à informação como características de gestões inovadoras. Nestes casos, a inovação pode focalizar os modelos de negócios, os quais não têm objetivos mercadológico, mas organizacional. Talvez nem haja a inovação tecnológica imediata nestes casos, mas devem promover a inovação internamente como uma adequação

UM CHARME PÚBLICO CHAMADO: GRANDE OTELO

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Às vezes me pergunto se há uma boa vantagem em ser servidor público. Mas foi num desses instantes que me deparei com uma preciosidade esquecida em um canto de sala, e de imediato me dei conta, navegando em meus pensamentos, que construir vantagens compatíveis com a  carreira pública pode exigir, dentre outras habilidades,  uma boa dose de humor. Jogado em uma sala a foto do grande mestre Grande Otelo. O ator havia sido Assistente Técnico no Ministério do Trabalho por 18 anos, de 1954 a 1972, tendo dividido seu tempo nesse período entre os sets de filmagem e o Ministério. Esse ilustre colega, Sebastião Bernardes de Souza Prata, o eterno Macunaíma, foi assiste do serviço de recreação. Alí participou das elaboração do anteprojeto que regulamentava a profissão de artista e ministrou cursos de interpretação numa escola criada pelo então delegado regional do trabalho. Como costumava acontecer na época, o ator conseguiu o emprego graças a uma amigo. No caso, o Jornalista José Go

POLÍTICAS SOCIAIS - COMECEMOS A ENTENDER, PARA ACOMPANHAR A GESTÃO.

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F açamos uma reflexão sobre as organizações políticas, tentando estabelecer um posicionamento de urgência com a questão social, agora e após as eleições de 2013, principalmente em seus aspectos de gestão. Nesta reflexão, acredito fundamental considerar os efeitos econômicos das políticas sociais sobre o produto nacional e renda das famílias. Inicialmente devemos considerar que as sociedades constroem ao longo de suas histórias uma série de mecanismos estatais que se destinam a diversos propósitos. Isso se dá a partir da força do movimento social e das organizações políticas. Convém dizer que esses mecanismos ganham contorno de uma política social quando se destinam a proteger e promover seus membros, em que pesem não existir um padrão consensual de conjunto de políticas preestabelecido para se determinar o que seja uma política social. Para consensuarmos o que seja esse conjunto de políticas social é importante que o gestor conheça que opções foram escolhidas para elas, por

AVALIAÇÕES E INDICADORES - INSTRUMENTOS ESSENCIAIS PARA O NEGÓCIO.

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O monitoramento e avaliação dos programas, não apenas os de governo, são ferramentas essenciais para a boa prática gerencial. A avaliação é um procedimento que deve ocorrer em todas etapas permitindo ao gestor o acompanhamento das ações e sua revisão e redirecionamento quando necessário. Enquanto o monitoramento é uma atividade gerencial interna,   que se realiza durante o período de execução e operação, a avaliação pode ser realizada antes ou durante a implementação, como ao concluir uma etapa ou projeto como um todo, ou mesmo algum tempo depois, devendo se preocupar com o impacto provocado pela intervenção, principalmente no setor público, considerando seus beneficiários. Bons instrumentos de monitoramento podem ajudar a identificar falhas de implementação dos programas, além de contribuir para melhor especificar pesquisas de avaliação que possam esclarecer, de fato, as causas de eventuais anomalias. Visto assim, as pesquisas devem ser elaboradas com foco ou especificidade,